Alguns nutrientes e compostos são bem conhecidos por quem frequenta academia ou pratica esportes. Entre eles, o Ômega-3, que muitas pessoas associam apenas com a cognição, vem sendo crescentemente relacionado para ajudar no desempenho de atletas e praticantes de atividade física.
O que é o Ômega 3?
O Ômega 3 é um composto de ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosaexaenoico (DHA). Esses são ácidos graxos poli-insaturados essenciais, ou seja, não são produzidos pelo organismo e precisam ser adquiridos por meio da alimentação ou suplementação. Podem ser encontrados em óleos de peixes de águas frias (como sardinha e salmão), além de óleos vegetais de sementes (linhaça, canola, milho, girassol) e castanhas.
Benefícios do Ômega 3 para desempenho físico
Para praticantes de atividade física e atletas, as propriedades do suplemento Ômega-3 demonstram-se benéficas, principalmente na redução do desgaste e para auxiliar na prática de exercícios de maior intensidade.
● Combate à Inflamação: O composto Ômega 3 atua combatendo a inflamação tecidual no músculo causada por exercícios intensos, como a musculação.
● Recuperação acelerada: Com menos dor muscular, o processo de recuperação pós-treino torna-se mais rápido.
● Melhora no desempenho: Consequentemente, é possível realizar novas séries em menos tempo, influenciando mudanças corporais mais significativas.
O Comitê Olímpico, inclusive, sugere cerca de 2 gramas de EPA + DHA por dia para atletas, podendo a dosagem ser ajustada por profissionais.
Ômega 3: Mais do que desempenho
Além do foco esportivo, o Ômega 3 atua como um excelente composto que auxilia no crescimento e desenvolvimento neurológico e fetal. Estudos demonstram também se tratar de uma ótima fonte de nutrientes na prevenção de doenças psiquiátricas como a depressão.
Como você pôde ver, o Ômega 3 é um composto essencial para a saúde física e mental.
Como garantir a sua dose de Ômega-3?
Os suplementos purificados com EPA e DHA, como o Ômega-3 Q+ Vits, são a forma mais recomendada para garantir a dose ideal e evitar contaminantes de peixes. Dessa forma, você assegura a pureza e a potência do produto.
Mas não esqueça que é fundamental consultar um médico ou nutricionista para definir a necessidade e dosagem individual, pois o excesso pode ter efeitos adversos.
Referências:
- ogdanovskaya NV, Kotsuruba AV, Golubenko AV Indução de estresse oxidativo e nitrosativo em meninos na adaptação ao estresse físico durante o treinamento e períodos competitivos. Fiziol. Zh. 2016; 62 : 47-56. doi: 10.15407 / fz62.02.047.
- Maria, Alessandra et al. "Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3: benefícios e pontos finais no esporte". Nutrients vol. 11,1 46. 27 dez. 2018, doi: 10.3390 / nu11010046.
3 comentários
Ela tem excelência no que fala !!!! Uma nutri que pensa no bem estar dos seus pacientes
Conteúdo de qualidade, esclarecendo todas as nossas dúvidas.
Melhor nutri ! Confio de olhos fechado !!!